domingo, 19 de julho de 2009

RIACHO JABOQUE

RIACHO JABOQUE

Afluente oriental do rio Jordão, atravessando os montes de Gileade até desembocar no rio Jordão

RIACHO HIEROMAX

Afluente oriental do rio Jordão que rega o planalto de Basã.

RIACHO BANIAS

Afluente do rio Jordão que nasce em uma caverna do monte Hermon.

RIACHO HASBANY

RIACHO HASBANY

Afluente do rio Jordão, sua fonte fica no monte Hermon

RIACHO LEDDAN

RIACHO LEDDAN

Afuente do rio Jordão, nasce em Tell-el-Kady(Dã).

RIACHO BARREIGHIT

RIACHO BARREIGHIT

Afuente do rio Jordão, localizando-se na sua cabeceira.

RIO BESOR




Citado na Bíblia em I Samuel 30.9-10.

Situado no sudoeste de Canaã, é um dos principais rios da costa ocidental da Palestina estando ao sul do monte Carmelo, desembocando no sul da cidade de Gaza no Mar Mediterrâneo

RIO SOREQUE

Nasce ao sul de Jerusalém e sua desembocadura é no Mar Mediterrâneo, entre Ascalom e Jope (Juizes 16.4 “Depois disso se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.”)

RIO BELUS

Citado na Bíblia em Josué 19.26 como sendo “SIOR-LIBNATE” situado a sudoeste da tribo de Aser, desembocando no Mar Mediterrâneo ao norte da baía do Acre. A margem deste rio foi descoberto o vidro.

RIO QUISOM

Rio Quisom, em hebraico se chama: Qîshôn, “aquele que foi dado”.

Citado na Bíblia em Juizes 5.21 que diz:

“O ribeiro do Quisom o arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Ó minha alma, calcaste aos pés a força.

Nasce no oeste de Bete-sexa e percorre do sudeste a NO, banhando a planície de Esdraelom., também desemboca para o Mediterrâneo.



Segundo o professor de Geografia Oseias de Lima Vieira de Uberlandia, MG, Brazil:

" O Quisom é o maior rio da bacia do Mediterrâneo e o segundo em importância de Israel. Chamam-no os árabes de Nahr Makutts. Nascendo em Esdraelom, recebe inú­meras vertentes durante o seu curso. Nas imediações do Tabor e do Pequeno Hermom, ele já é bem caudaloso.
Nas proximidades do Quisom, ficava Tminate, onde morava Dalila, a meretriz filistéia que causou a desgraça de Sansâo। Esse rio deságua no Mediterrâneo, entre Jope e Ascalom. Ao contrário do Belus, o Quisom é perene, ou se­ja, suas águas não secam nem no verão."

RIO JORDÃO

Nasce nas montanhas do Hermon e atravessa Israel de norte a sul, desaguando no Mar Morto. O rio Jordão tem a confluência de quatro correntes que são: Barreighit, Hasbany, Leddan e Banias

O rio Jordão percorre 64 Km que vai de Hasbany até o lago Merom, após atravessar este lago o rio Jordão ainda segue seu curso por mais 24 quilometros até chegar ao Mar da Galiléia (que é um lago), saindo do lago da Galiléia, o rio Jordão desce a depressão que vai dar no Mar Morto. Em linha reta o rio Jordão tem 215 km de curso, mas com suas curvas sinuosas possui 320 km de extensão.




O rio Jordão tem entre 1,5 a 3,50 metros de profundidade e sua largura varia de 27 a 45 metros. Em suas margens há muitos penhascos de rocha calcárea, havendo árvores em suas margens como Tamarindos e Salgueiros. Até a época dos romanos não havia nenhuma ponte que atravessava o rio Jordão.

Principais eventos bíblicos do rio Jordão:
Suas águas se separaram para dar passagem aos hebreus na conquista da terra de Canaã conforme Josué 3.1-17. Nela também passou Elias, Eliseu e Naamã nas suas águas fora curado.

Nas sua águas João Batista batizava os arrependidos e nela Jesus foi batizado.

RIO ORONTES



Rio da Síria, nascendo em Leonte, sobe em direção ao norte e depois vira para o Oeste, chegando até o Mar Mediterrâneo, desaguando ao sul da cidade de Antioquia e a 8 Km ao norte de Tiro

RIO SIOR

Citado em Josué 13.3

É um rio invernal, localizado no deserto da fronteira meridional da palestina

RIO EUFRATES




Citado na Bíblia desde Gênesis 2.14, onde é dito que o rio Eufrates é um dos braços do jardim do Éden.

RIO TIGRE

Sua extensão é de 1760 quilômetros de cumprimento, nascendo nas montanhas da Armênia e depois se inclina para o SSE, atualmente tanto o rio Tigre como o Eufrates deságuam no golfo pérsico sob o nome de Chate-Alarabe, pois antigamente ambos desaguavam em partes diferentes do golfo, mas a mudança do delta dos rios devido a aluviões e seca do pântano acabou juntando o delta dos dois grandes rios.

ÁGUA

ÁGUA

Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio criam a substancia mais importante para a vida na Terra: a água. A superfície do planeta Terra é coberta em ¾ por água, daí que o planeta também poderia se chamar: planeta Água. O planeta foi chamado de Terra porque os antigos não tinham ideia da dimensão da quantidade de água no planeta.





A água esta presente em quase tudo:
No leite há 75% de água
No pão há 35% de água

CICLO DA ÁGUA

O ciclo da água acontece desde o começo do mundo e ocorre assim: A água que esta na superfície do planeta é aquecida pelo calor do sol e evapora-se dos rios, lagos, oceanos e poças d’água. A água evaporada sobe até o céu e formam as nuvens, até que elas ficam saturadas e condensam-se vindo a se precipitar das alturas no forma de pingos de chuva, e assim recomeça o ciclo interminável da água.

ESTADO DA ÁGUA

A água existe no nosso planeta em três formas: Sólido, liquido e gasoso. Quando a água é resfriada abaixo de zero grau, ela petrifica e se torna gelo sólido, suas moléculas ficam cristalizadas. Quando a água fica na temperatura que varia de 0 a 100 graus ela fica no estado líquido, mas acima de 100 graus a água ferve e evapora, ficando no estado gasoso.

OSMOSE

A água é absolvida pelas plantas por um sistema chamado osmose, neste processo, a água é sugada pelas raízes das plantas e arvores e sobem pelo caule indo até as folhas onde ocorre a fotossíntese. Junto com a água, entram nas plantas os sais minerais que as fazem crescem e viver. Depois a água é eliminada das plantas pela transpiração.

FOTOSSINTESE

Na fotossíntese ocorre a seguinte reação: a molécula da água é quebrado e o oxigênio é liberado na atmosfera, sem o oxigênio na atmosfera nenhum animal sobreviveria na Terra, já o hidrogênio se junta com o gás carbônico e formam os açucares que alimentam os seres vivos.




HIDRATAÇÃO

Os animais e os homens também precisam da água para viver, a água ajuda a controlar a temperatura interna dos corpos, bem como veiculo para que as substancias trafeguem pelo nosso corpo, compondo as substancias como o sangue e os tecidos do nosso corpo.