domingo, 19 de julho de 2009

ÁGUA

ÁGUA

Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio criam a substancia mais importante para a vida na Terra: a água. A superfície do planeta Terra é coberta em ¾ por água, daí que o planeta também poderia se chamar: planeta Água. O planeta foi chamado de Terra porque os antigos não tinham ideia da dimensão da quantidade de água no planeta.





A água esta presente em quase tudo:
No leite há 75% de água
No pão há 35% de água

CICLO DA ÁGUA

O ciclo da água acontece desde o começo do mundo e ocorre assim: A água que esta na superfície do planeta é aquecida pelo calor do sol e evapora-se dos rios, lagos, oceanos e poças d’água. A água evaporada sobe até o céu e formam as nuvens, até que elas ficam saturadas e condensam-se vindo a se precipitar das alturas no forma de pingos de chuva, e assim recomeça o ciclo interminável da água.

ESTADO DA ÁGUA

A água existe no nosso planeta em três formas: Sólido, liquido e gasoso. Quando a água é resfriada abaixo de zero grau, ela petrifica e se torna gelo sólido, suas moléculas ficam cristalizadas. Quando a água fica na temperatura que varia de 0 a 100 graus ela fica no estado líquido, mas acima de 100 graus a água ferve e evapora, ficando no estado gasoso.

OSMOSE

A água é absolvida pelas plantas por um sistema chamado osmose, neste processo, a água é sugada pelas raízes das plantas e arvores e sobem pelo caule indo até as folhas onde ocorre a fotossíntese. Junto com a água, entram nas plantas os sais minerais que as fazem crescem e viver. Depois a água é eliminada das plantas pela transpiração.

FOTOSSINTESE

Na fotossíntese ocorre a seguinte reação: a molécula da água é quebrado e o oxigênio é liberado na atmosfera, sem o oxigênio na atmosfera nenhum animal sobreviveria na Terra, já o hidrogênio se junta com o gás carbônico e formam os açucares que alimentam os seres vivos.




HIDRATAÇÃO

Os animais e os homens também precisam da água para viver, a água ajuda a controlar a temperatura interna dos corpos, bem como veiculo para que as substancias trafeguem pelo nosso corpo, compondo as substancias como o sangue e os tecidos do nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário