domingo, 19 de julho de 2009

RIO QUISOM

Rio Quisom, em hebraico se chama: Qîshôn, “aquele que foi dado”.

Citado na Bíblia em Juizes 5.21 que diz:

“O ribeiro do Quisom o arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Ó minha alma, calcaste aos pés a força.

Nasce no oeste de Bete-sexa e percorre do sudeste a NO, banhando a planície de Esdraelom., também desemboca para o Mediterrâneo.



Segundo o professor de Geografia Oseias de Lima Vieira de Uberlandia, MG, Brazil:

" O Quisom é o maior rio da bacia do Mediterrâneo e o segundo em importância de Israel. Chamam-no os árabes de Nahr Makutts. Nascendo em Esdraelom, recebe inú­meras vertentes durante o seu curso. Nas imediações do Tabor e do Pequeno Hermom, ele já é bem caudaloso.
Nas proximidades do Quisom, ficava Tminate, onde morava Dalila, a meretriz filistéia que causou a desgraça de Sansâo। Esse rio deságua no Mediterrâneo, entre Jope e Ascalom. Ao contrário do Belus, o Quisom é perene, ou se­ja, suas águas não secam nem no verão."

Um comentário:

  1. Olá Valdemir, tudo bem? A teoria mais contundente seria em que: em boa parte do verão, este ribeiro ficava na época de Baraque bem seco por isso Deus enviou estrategicamente o exercito do comandante Sicera para lá, e ao chegar lá Deus fez com que chovesse ao ponto de os carros de ferro atolacem em meio a lama...pois aí está o milagre de Deus.

    ResponderExcluir